A ESCOLHA DO ORTODONTISTA
Home | A Escolha do Ortodontista
Quem é o Ortodontista?
Ortodontista é o profissional que cursou a graduação em Odontologia e também a pós-graduação em Ortodontia, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).
O Ortodontista tem o título de Especialista em Ortodontia e estudou dois anos a mais, além da faculdade, sendo o profissional habilitado para praticar esta especialidade.
Para saber quem é realmente especialista, basta entrar no site do Conselho Federal de Odontologia (Clique aqui) , digitar parte do nome do profissional e selecionar Rio de Janeiro.
Todas as clínicas que colocam aparelho têm Ortodontistas?
Não. Infelizmente, muitas clínicas têm o objetivo apenas de lucrar com a Ortodontia e contratam profissionais que não são especialistas para atender os pacientes. Os dentistas que não fizeram a pós-graduação em Ortodontia não têm o conhecimento necessário para executar tratamentos.
Algumas clínicas fazem algo ainda mais grave: contratam auxiliares (pessoas que não são dentistas) para realizar os atendimentos.
O tratamento ortodôntico mal conduzido pode trazer algum risco?
Sim. Quando o profissional que aplica força nos dentes não tem conhecimento profundo da Ortodontia, pode trazer sérios problemas para a saúde do paciente.
Alguns problemas são:
Movimentação dos dentes para a posição errada.
Aplicação de força excessiva.
Reabsorção da raiz e perda do dente.
Surgimento ou aumento das dores na ATM (Articulação Têmporo-mandibular).
Portanto, fique atento: para realizar tratamento ortodôntico é necessário formação e conhecimento do profissional.
As clínicas que anunciam “aparelho de graça” oferecem alguma vantagem real?
Não. Estas clínicas na verdade fazem o paciente pagar o aparelho de maneira desonesta, porque prolongam desnecessariamente o tempo de tratamento do indivíduo, até que elas possam “lucrar” o valor que ofereceram de graça no início.
Não existe nada de graça, muito menos aparelho ortodôntico.
O anúncio de aparelho grátis é uma maneira falsa de captar e “amarrar” o paciente por muitos anos na mensalidade/manutenção.
Além disso, estas clínicas geralmente contratam auxiliares e dentistas sem formação apadequada para executar o atendimento, o que pode trazer riscos para a saúde bucal.
O que é o Código de Ética de Odontologia?
É uma norma do Conselho Federal de Odontologia para regulamentar a conduta dos dentistas e das clínicas odontológicas.
O Código de Ética proíbe anúncios de aparelho de graça, pois supõe que seja uma maneira irregular de enganar as pessoas. Entretanto, muitas clínicas, não respeitam o Código de Ética.
Pense bem: será que é seguro fazer tratamento em clínicas que não respeitam o Código de Ética?
Será que, uma clínica que não respeita o Código de Ética, vai respeitar as normas de biossegurança para esterilização dos materiais?
Portanto, a dica é que, para escolher um ortodontista, é importante observar se:
Ele possui título de especialista registrado no Conselho de Odontologia (Clique aqui), selecionar Rio de Janeiro e digitar parte do nome do profissional;
- Verificar se ele age eticamente na divulgação dos preços;
- Averiguar se ele segue as normas de Biossegurança;
- Conferir se ele realizou um planejamento ortodôntico detalhado com uma previsão honesta do tempo de tratamento.