TRATAMENTOS INFANTIS

Home | Tratamentos infantis

Ortodontia e odontopediatria são especialidades intimamente ligadas; um bom odontopediatra precisa ter um bom conhecimento sobre o desenvolvimento da dentição e da oclusão e sobre quando deve ou -principalmente- não intervir nos dentes em desenvolvimento dos pequeninos.

Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante.

A primeira consulta da criança com o odontopediatra deve acontecer com a erupção do primeiro dente ou, no mais tardar, ao completar o primeiro ano de vida.

A criança não é um adulto pequeno e tem questões específicas que somente um especialista é capaz de endereçar plenamente. Verificar a necessidade do uso de selantes nos dentes para a prevenção de cáries, auxiliar no abandono da chupeta ou dedo com aparelhos próprios para tal e ensinar a criança e os responsáveis escovar corretamente os dentes são alguns exemplos do que a odontopediatria tem a oferecer com tranquilidade para as crianças.

Por volta dos 6 anos de idade deve ser feita a primeira consulta com o ortodontista para a avaliação da oclusão em desenvolvimento pois é geralmente quando os primeiros molares permanentes nascem. Se constatada necessidade, inicia-se o tratamento ortodôntico interceptativo.

Os problemas no desenvolvimento da face e nas trocas dentárias têm melhor solução quando abordados ainda na fase de crescimento.

Os tratamentos de Ortodontia infantil previnem e corrigem a posição dos dentes (de leite e permanentes) e direcionam o crescimento dos ossos da face. Para isso, são utilizados diversos tipos de aparelhos fixos, móveis ou até Invisalign, em crianças de 6 até 12 anos aproximadamente.

As crianças com hábito de sucção de chupeta ou dedos também devem consultar um ortodontista o quanto antes. A aparência do sorriso interfere na autoconfiança e formação da personalidade da criança.

Estimule seu filho(a) a desenvolver bons hábitos de saúde bucal!