TRATAMENTO DAS GENGIVAS

Home | Tratamentos | Tratamento das Gengivas

A gengiva saudável não sangra durante a escovação dentária, uso do fio dental ou alimentação. Ela deve apresentar coloração rósea e textura firme, com aspecto de casca de laranja. Ausência de halitose (mau hálito) é, também, sinal de saúde.

A gengivite é a inflamação da gengiva causada pelo acúmulo de bactérias agregadas na superfície dentária. Caso não sejam removidas de forma correta e eficiente, inicia-se o processo infeccioso-inflamatório cujo principal sintoma é o inchaço e sangramento gengival. Esse quadro é reversível. O tratamento consiste na remoção profissional da placa bacteriana e prescrição de cuidados específicos.

A periodontite é caracterizada pelo sangramento gengival, mobilidade dentária, perda de suporte ósseo ao redor dos dentes e halitose (mau hálito). Entretanto, a periodontite não gera dor nos dentes. Por isso, o velho pensamento “só vou ao dentista quando tenho dor” é tão prejudicial à saúde bucal.

As visitas periódicas ao dentista são importantes pois além de manter a saúde bucal em dia, é a forma mais eficaz de diagnosticar precocemente e corrigir quando algo não vai bem.

O ideal é que você se consulte a cada 6 meses; podendo em alguns casos específicos ser determinado um intervalo menor pelo dentista. Nessas consultas serão avaliadas a saúde da gengiva e dos dentes, além da função mastigatória.

A saúde bucal está diretamente ligada à nossa saúde geral. Pessoas com periodontite podem perder os dentes com a evolução da doença, e também correm maior risco de desenvolverem infecções cardíacas, acidente vascular (AVC) e problemas na gestação, como o parto prematuro.